domingo, 16 de setembro de 2012

Simulação da Experiência de Galileu - Queda Livre


Utilize a animação interativa para simular a experiência de queda de corpos  realizada por Galileu na Torre de Pisa, em Itália, no século XVII.

Procedimento
1º - Usando o mouse, coloque um objeto em cada mão do cientista. Obs.: A simulação apenas pode ser iniciada quando Galileu tiver um corpo em cada mão.
2º - Clique em Drop (queda) para que ele solte os objetos. Obs.: Duas situações podem ser simuladas: Normal Mode (com ar) e Vacuum Mode (sem ar).

Responda as questões abaixo através do simulador:
1)   O que acontece quando uma esfera e uma pena são soltas no modo Normal Mode (com ar)? Elas chegam ao solo ao mesmo tempo ou não? Por que isso acontece?
2)   O que acontece quando uma esfera e uma pena são soltas no modo Vacuum Mode (sem ar)? Elas chegam ao solo ao mesmo tempo ou não? Por que isso acontece?
3)   O que aconteceu quando duas esferas de massas diferentes foram soltas por Galileu no modo Normal Mode (com ar)? Elas chegam ao solo ao mesmo tempo ou não? Por que isso acontece?
4)   O que aconteceu quando duas esferas de massas diferentes foram soltas por Galileu modo Vacuum Mode (sem ar)? Elas chegam ao solo ao mesmo tempo ou não? Por que isso acontece?

Agora responda outras questões:
5) O movimento de um corpo em queda livre após ter sido abandonado de uma determinada altura é:
a) Retilíneo uniforme. 
b) Uniformemente acelerado.
c) Variado
d) Uniformemente desacelerado
e) Retardado

6) Num experimento físico, um pequeno corpo é solto no vácuo de uma certa altura, com velocidade inicial nula. Entre as características e grandezas físicas abaixo, quais as necessárias para se determinar o tempo de queda do corpo?
a) (    ) Altura de queda.          
b) (    ) Volume do corpo.       
c) (    ) Forma geométrica do corpo.  
d) (    ) Massa do corpo.        
e) (    ) Aceleração gravitacional local.


7) Durante suas férias, um aluno observou, em sua chácara, duas maçãs caindo de uma mesma altura de uma árvore. Ao medir as massas das duas frutas, obteve valores diferentes e passou a redigir um relatório sobre o acontecimento. Desconsiderando a resistência do ar, o relatório do aluno poderia conter a seguinte informação:  
a) A maçã de maior massa chegou antes que a outra ao solo.          
b) A maçã de menor massa chegou antes que a outra ao solo.        
c) A maçã de maior massa fica sujeita a uma maior aceleração.        
d) Ambas as maçãs chegam juntas ao solo.   
e) O tempo de queda das maçãs independe do valor da aceleração gravitacional.


8) Dois corpos de pesos diferentes são abandonados no mesmo instante de uma mesma altura. Desconsiderando-se a resistência do ar, é CORRETO afirmar:
a) Os dois corpos terão a mesma velocidade a cada instante, mas com acelerações diferentes.
b) Os corpos cairão com a mesma aceleração e suas velocidades serão iguais entre si a cada instante.
c) O corpo de menor volume chegará primeiro ao solo.
d) O corpo de maior peso chegará primeiro ao solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário